terça-feira, 27 de agosto de 2013

Marketing e Operações para Gerenciar as Restrições

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Obs.: para acessar o artigo acima na íntegra é necessário ter uma conta no Drobox.

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Marketing e Operações para Gerenciar as Restrições

Adilson Torres (UNIMEP-SP); adilso_torres@oi.com.br
Clóvis Luís Padoveze (UNIMEP-SP); cpadoveze@yahoo.com.br
Luciano Thomé e Castro (FGV-SP); ltcastro@markestrat.org

Resumo

A gestão integrada de processos é um tema já bem discutido na literatura, todavia existem pontos que ainda precisam ser explorados. A empresa é um sistema, ou seja, microambiente, e está inserida no macroambiente. Estes sistemas estão sujeitos a restrições ou limitações. Esses ambientes devem ser explorados para que possam atingir a maximização do resultado econômico. O marketing, através de seus conceitos, ferramentas e estratégia, e podem ser utilizados para gerenciar essas restrições, sejam em aspectos físicos ou comportamentais. A colaboração do marketing pode ser: na gestão da capacidade produtiva de recursos, na gestão administrativa e na cadeia de distribuição, sendo possível identificar grande aderência ao processo de conciliação com a teoria das restrições.

Conclusões
O presente artigo procurou demonstrar como a gestão da empresa é interdependente. Como os setores e os departamentos estão ligados com os processos de atendimento ao cliente. A empresa deve explorar os conceitos de gestão integrada de processos, para maximizar o seu resultado. Assumir que todo sistema esteja sujeito a restrições físicas ou comportamentais. Nesse caso deverá, identificá-las, reconhecê-las, mensurá-las e explorá-las. Foi explorado, como o marketing e as operações podem ser utilizados para gerencias às restrições, seja internas ou externas. Sejam vinculadas à limitação de capacidade de recursos ou pela restrição de demanda de mercado. O marketing pode elevar ou nivelar a restrição. Pode fazer com que haja sintonia nesses movimentos. Pode, também, aumentar ou diminuir a oferta e a demanda, através de
seus conceitos, seus mecanismos, as suas ferramentas e as suas estratégicas. Neste sentido, pode-se identificar uma contribuição ao processo de conciliação, entre os conceitos de marketing, operações e finanças com a teoria das restrições. Sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas na linha combinada da Teoria das Restrições e a Teoria do Marketing para aplicação conjunta em um modelo genérico para apurar resultados efetivos, tendo em vista que esta pesquisa trata-se de um ensaio teórico.

Publicado na íntegra no IV - SIDEPRO - Simpósio sobre Redes de Empresas e Cadeias de Fornecimento - UNIP SP



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